Malinos


Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária desativa 212 carros-pipa no sertão do Araripe

Data:16/09/2014 - 14:09 | Autor: Malinos | Categoria:noticias |


Visitas: 291

O retorno das chuvas, ocorrido no mês de janeiro, com precipitação média de 181,65 milímetros nos dez municípios que compõem o Sertão do Araripe, trouxe novas esperanças aos agricultores familiares. Com o armazenamento de água em cisternas, açudes e barreiros recuperados, durante a estiagem, a Secretaria de Agricultura decidiu desativar todos os carros pipas na região.

Em todo o Araripe estavam rodando 212 carros-pipa, atendendo 17 mil famílias, o que corresponde a, aproximadamente, 85 mil pessoas por mês. Cada carro-pipa era responsável pelo abastecimento de 80 famílias. A água que vinha sendo distribuída era fornecida pela Compesa, na sua maioria, por poços artesianos, além de uns poucos açudes que ainda apresentavam condições para o consumo humano. Os dez municípios onde foram desativados os carros-pipa são: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

De acordo com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, desde o início da estiagem e da instalação do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, o governador Eduardo Campos demonstrou uma preocupação especial com o abastecimento, por meio de carros-pipa. “A atenção com o direcionamento voltado ao abastecimento continuado de água para consumo humano, levou o Governo a editar o Decreto nº38.178, de 16 de maio de 2012, compartilhando a gestão dos carros-pipa com os conselhos municipais de desenvolvimento rurais sustentáveis, IPA e Exército”. Destacou Ranilson Ramos.

Comente no Facebook

© 2010 - 2014 Malinos Todos os direitos Reservados Rua Capitão João Lopes Machado - SN. Parnamirim-PE

;